Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, fundador e editor do Jornal do Mosqueiro, atualmente preside a AJORMAP - Associação dos Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Para.

segunda-feira, abril 24

TRAPICHE - Novo Terminal Hidroviário tem inauguração anunciada para de 1° de MAIO

O novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro deverá ser inaugurado no próximo dia 1º de Maio, data dedicada ao trabalhador brasileiro. O local já está aberto à visitação e a previsão é que o espaço seja incorporado aos demais elementos turísticos da praça da Vila, como a tapiocaria, a Igreja Matriz e o Mercado Municipal de Mosqueiro.
O novo terminal hidroviário de Mosqueiro substitui o velho trapiche de madeira. Segundo relatos do livro “Ilha de Mosqueiro: história e tradições”, do escritor mosqueirense Claudionor Wanzeller, e do livro Mosqueiro - "Ilhas e Vila, do saudoso escrito Agusto Meira Filho, o trapiche tem seus primeiros registros no século XIX e que em 1891 ocorreu uma longa reforma no espaço. No local atracavam navios como Gaivota, Mosqueiro, Soure, entre outros, sendo o mais famoso deles, o navio Presidente Vargas, que operou a linha no período de 1958 a 1972, até naufragar e afundar em frente à cidade de Soure, no arquipélago do Marajó.
A Prefeitura de Belém receberá o terminal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura, em prazo posterior à sua inauguração oficial. Com a inauguração do novo trapiche de Mosqueiro, será uma alternativa para quem visita a ilha pelo rio, além de rápida, com belas paisagens pelas águas do rio Pará, será uma forma de melhorar o sistema de turismo do município de Belém, que poderá sediar a Conferência do Clima (COP-30), em 2025 com a previsão de receber pessoas do mundo inteiro. <>Visitação Quem estiver em Mosqueiro e quiser visitar o novo terminal pode fazê-lo de segunda a sexta-feira, no horário de 6h às 18h. O funcionamento aos sábados é até o meio-dia e aos domingos não abre. O terminal está localizado em frente à praça da Vila, centro de Mosqueiro. (Parte de texto de Divulgação: Agência Distrital de Mosqueiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário