Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, fundador e editor do Jornal do Mosqueiro, atualmente preside a AJORMAP - Associação dos Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Para.

terça-feira, março 22

Que bela imagem na Praia do Porto Artur para homenagear o Dia Mundial da Água


Hoje, 22 de Março, comemoramos o dia mundial da água, comemoração que teve início em 1993, por sugestão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, e que objetiva manter o assunto em permanente evidência para reflexão sobre nossas atitudes frente às previsões que tornam este recurso cada vez mais inacessível. Aproximadamente 70% da superfície terrestre é coberta por água, o que tem levado o homem a ter uma falsa sensação de abundância desse recurso, acreditando-se que ela seja inesgotável.

Contudo, do total de água disponível, apenas 0,6% podem ser utilizados pelo homem para seu consumo após tratamento. Nem todos os municípios possuem as condições financeiras e estruturais para oferecer aos seus cidadãos água potável de qualidade e em quantidade, sobretudo aqui na Amazônia. Os poços “boca-larga” e as fossas improvisadas são a única opção de quem não dispõe dos serviços de saneamento. Dispostos no mesmo lençol freático, a conseqüência aparece nas estatísticas onde 60% das doenças notificadas em hospitais são de origem hídrica.

Maré Alta Alerta - Em outros municípios paraenses também há previsão de maré alta. Por isso, o Corpo de Bombeiros orienta os moradores de cidades e comunidades localizadas às margens dos rios e oceano Atlântico para que tomem as medidas preventivas nos dias e horários da preamar, que neste mês de março registra a maior maré do ano.

Segundo o major Roger Teixeira, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, uma dica de segurança importante é, principalmente, evitar locais próximos aos canais e orlas ou pontos sujeitos a alagamentos nos horários de preamar. 'O cuidado com estacionamento de veículos também merece atenção e ainda tem a preocupação com a possibilidade das chuvas coincidirem com a maré cheia, o que eleva as proporções dos alagamentos e inundações na cidade; são as águas de março', completou.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que realiza o monitoramento das previsões das marés e meteorologia durante todo o período, passou alertas às prefeituras dos municípios mais vulneráveis como Belém, Salinas, Marudá, Distritos de Icoaraci e Mosqueiro.

No domingo (20), a maré alta atingiu o nível de 3,70 metros em Mosqueiro. Em Belém na segunda-feira (21), a previsão se confirmou e a maré cheia chegou ao nível de 3,80 metros às 0h17 e 12h28, complicando o trânsito nas áreas propícias a alagamentos. Em Mosqueiro e Salinas, os níveis foram os mesmos do domingo.

Tabela de marés - Nesta terça-feira (22), às 13h15, a maré alta atingiu o nível de 3,80 metros em Belém. Em Mosqueiro, o pico foi às 0h11 e 12h19, com a maré chegando a 3,60 metros. Na praia do Porto Artur (Foto acima) é possível visualizar a força da maré batendo no paredão do arrimo. Já na praia do Maraú repetiu-se os estragos na orla ocasionado pela maré alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário