Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, fundador e editor do Jornal do Mosqueiro, atualmente preside a AJORMAP - Associação dos Jornais e Mídias Alternativas do Estado do Para.

segunda-feira, fevereiro 21

Freira da Internet é expulsa de convento por conta de seus 600 amigos do Facebook

A Irmã Internet afirma que suas atividades na rede não diminuíram em nada sua vocação. (Por Daniel Pavani)
Mensagem sobre expulsão foi postada por religiosa no perfil do Facebook. Em 2010, ela ganhou um prêmio pela digitalização da biblioteca do local
"Hoje me expulsaram do monastério. Há umas irmãs quenianas que tornaram minha vida impossível.” Assim a freira María Jesús Galán anunciou no Facebook a sua expulsão do covento. Conhecida na cidade espanhola de Toledo e nas redes sociais como ‘irmã internet’, ela viveu no local por mais de 35 anos.
O Arcebispado de Toledo se recusou a comentar o caso, divulgado pelo jornal local “ABC Toledo”, que considera o assunto da “vida interna” da comunidade religiosa.
Ao jornal, pessoas que não quiseram ser identificadas descreveram um clima de tensão no covento Santo Domingo el Real entre a freira internauta e outras irmãs. No local vivem 14 freiras estrangeiras, algumas da África e da Ásia.
A noticia da expulsão da “irmã internet” provocou protestos nas redes sociais. No perfil da freira, em que ela postou um rosto de mulher chorando, muitos deixam mensagens de apoio de diferentes lugares do mundo.
“Nasci feliz, vivo feliz e morrerei feliz… apesar de terem me expulsado do monastério por causa de três quenianas ambiciosas”, escreveu a irmã no seu Facebook, onde se define como alguém "que gosta de ler, de música, de arte e de ter amigos”. Até a tarde desta quinta-feira (17), eram quase 300 os amigos na rede social e mais de 600 seguidores na comunidade dedicada a ela.
A freira se recusou a falar sobre os motivos exatos de sua expulsão, alegando que o episódio “já passou e não vale à pena remexer na ferida”. “Estou em paz, sem nenhum tipo de rancor”, acrescentou no seu perfil.
Em maio de 2010, Galán recebeu o prêmio Mérito Regional do Governo de Castilla-La Mancha por seu trabalho de "catalogação de documentos e livros da biblioteca do convento, a introdução de novas tecnologia no ambiente tradicional e a contribuição pela difusão da comunidade na rede".

Mensagem sobre expulsão foi postada por religiosa no perfil do Facebook. Em 2010, ela ganhou um prêmio pela digitalização da biblioteca do local

Pessoas próximas à freira disseram ao diário “El País” que, por trás da decisão, havia o descontentamento da hierarquia eclesiástica com uma religiosa que tinha cada vez mais notoriedade nos meios de comunicação.

Um freira espanhola que estava em clausura há mais de 35 anos foi convidada a se retirar por conta de suas atividades online. A irmã internet, como ela era conhecida, possui mais de 600 amigos no Facebook.

O The Register conta que o convento de Santa Domingo el Real, na região de Toledo, na Espanha, adquiriu um computador há 10 anos para que as freiras pudessem realizar transações bancárias e compras, limitando ainda mais seu contato com o mundo exterior.

Entretanto, uma coisa levou à outra. A freira Maria Jesús Galán criou um perfil no Facebook e rapidamente conseguiu mais de 600 amigos, provavelmente curiosos sobre o que a enclausurada poderia contar. Infelizmente, suas companheiras não gostaram muito da situação e a freira conta que isso fez a vida impossível. A Irmã Galán afirma que sua vocação estava mais forte do que nunca, mas que suas companheiras não entendiam isso.

O site do jornal The Telegraph conta que a Ordem Dominicana não se pronunciou sobre o assunto e o Arcebispo de Toledo afirmou se tratar de uma questão interna. Mesmo assim, o The Register lembra que há algumas semanas o Papa Bento XVI alertou as pessoas para que não banalizem a mensagem Cristã em redes sociais apenas para conseguir mais amigos.

A Irmã Galán passou mais de três décadas enclausurada, e após o ocorrido, a freira está vivendo com sua mãe e afirma ter vontade de visitar Londres e Nova York.

Mais notícias em dpavani.geek.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário